segunda-feira, 14 de maio de 2007

Terapia Bowen

Maio de 2007 a Maio de 2008

Com a orientação de Lisa Black e Col Murray


Este Curso de Formação é uma oportunidade para:
• desenvolver uma nova carreira
• mudar o sentido da sua actual carreira, ou
• melhorar significativamente as suas competências em terapia corporal.
• A terapia Bowen é um sistema de tratamento autónomo ou pode ser incorporado com sucesso em conjunto com muitas outras modalidades.
• A estrutura do Curso Básico torna-o completamente adequado, quer para profissionais experientes, quer para pessoas sem qualquer conhecimento anterior de terapia corporal.
Os directores da ISBT, Lisa Black e Col Murray desenvolveram a Terapia Bowen, baseados em práticas e princípios retirados da suacompreensão do trabalho do genial terapeuta corporal australianoTom Bowen (1916-82).

Tom Bowen
Tom Bowen foi um osteopata original com uma capacidade única para desenvolver uma forma de terapia corporal que o fez sobressair dos seus contemporâneos.
Os seus talentos especiais baseados nas suas competências de manipulação e observação, e os seus contactos com outros curadores únicos no seu tempo (anos 1950-60), permitiram-lhe desenvolver uma técnica que, embora muito simples na forma, é muito eficaz.
A sua fama como curador levou pessoas de toda a Austrália à sua Clínica em Geelong, Victoria.
Um estudo sobre terapias naturais feito em 1973 pelo Governo Australiano, verificou que Tom Bowen tratava cerca de 100 pessoas por dia!

A Terapia
A Terapia Bowen, conhecida por sistema australiano de tratamento suave, é usada para tratar um número alargado de doenças físicas, incluindo queixas musculares, estruturais e viscerais.
É uma modalidade dinâmica de relaxamento fascial e muscular, com aplicação de simples e suaves movimentos de cruzamento de fibras, em músculos, tendões e ligamentos específicos, para provocar um aumento do fluxo sanguíneo, linfático e energético. Estes movimentos são normalmente aplicados em sequências precisas. Quando necessário, estas sequências criam com frequência mudanças estruturais auto correctivas, para promover o equilíbrio corporal global.
É uma abordagem minimalista ao trabalho corporal, sem a necessidade de acções repetitivas e muitas vezes invasivas. É especialmente útil pela sua possibilidade de aplicação eficaz em situações onde muitas outras terapias falham, como na situação de idosos frágeis, pessoas traumatizadas e bebés.
Mais informações através do site : www.bowen-therapy.com


Princípios Básicos da Formação
Os princípios básicos que presidiram à estrutura deste Curso são:
• Reprodução fiel dos métodos de trabalho de Tom Bowen
• Maior ênfase no ensino personalizado e individual, um número reduzido de formandos por monitor.
• Condições de aprendizagem altamente confortáveis – ao proporcionar manuais com descrição anatómica pormenorizada e ilustrada, ao limitar a duração dos módulos a um máximo de dois dias e ao incluir elementos de revisão contínua, antes do início de novas matérias.

Metodologia
O Curso Básico consiste em 5 Módulos de dois dias cada. Este sistema não segue a metodologia de módulos longos, sobrecarregados de informação e trabalho físico.
A maior parte do trabalho é ensinado em formato sequencial em que cada movimento é uma evolução do movimento anterior e cada sequência uma evolução da anterior. Isto ajuda a desenvolver a compreensão clara das estratégias de tratamento. A explicação completa dos conceitos de trabalho, potencia a compreensão dos formandos nesta notável terapia.
Cada módulo de dois dias inclui uma extensa revisão personalizada para proporcionar aos formandos uma oportunidade de compreender bem o trabalho antes de passar ao treino seguinte.
Todo o trabalho anatómico é descrito no extenso Manual do Curso e a localização dos pontos na superfície está igualmente explicada em termos leigos.

Condições de Acesso
12º ano de escolaridade. Para atribuição do Certificado final do Curso de Terapia Bowen é necessário formação em Saber Médico Básico ou outra similar.


Formadores

Lisa Black e Col Murray de Melbourne, Austrália ,são os formadores deste curso de Terapia Bowen, possuindo ambos ampla experiência internacional. Em 2004 detinham em conjunto 30 anos de terapia corporal, 25 dos quais em Terapia Bowen.
O seu primeiro contacto com o estilo de trabalho Bowen teve lugar
com uma demonstração técnica feita por um terapeuta em sessão privada. Interessados por esta sessão, ficaram inspirados para experimentarem o que tinham visto. A importância do seu trabalho é reconhecida tanto na Austrália como na Europa.



Coordenador
Thomas Riepenhausen. Terapeuta psico-corporal. Formado em Psicologia Biodinâmica (Londres). Certificado Europeu de Psicoterapia (www.europsyche.org). Membro da Associação Europeia de Terapia Psico-corporal (www.eabp.org). Formador (IEFP). Responsável pelo Departamento de Formação da Asas e Raízes.

Inscrição
Após a frequência do primeiro workshop, em Lisboa ou no Porto, onde o curso será apresentado, preenchimento de ficha de inscrição com curriculum vitae resumido. Será realizada uma entrevista a todos os candidatos, pelo coordenador, antes da sua aceitação na acção de formação.

Condições Gerais
Esta formação será apresentada em Conferências de entrada livre, em Lisboa no dia 24 Maio às 18h na Unipaz, na Rua Palmira n.º 66, 3º C., e no Porto no dia 1 de Junho às 18h no Salão das Asas e Raízes.
O curso terá início com workshops de apresentação (Módulo 1), à escolha, ou em Carcavelos (Lisboa, 26 e 27 Maio) ou no Porto (Asas e Raízes, 2 e 3 de Junho).
Os restantes 4 Módulos serão efectuados a partir de Julho de 2007 até Maio de 2008, em Lisboa e no Porto. Nestes módulos poderá haver dois grupos de formação, se o número de inscrições assim o determinar. O idioma será o inglês, com tradução para português.

Preço
O preço é de 150 Euros para os workshops de apresentação e 780 Euros para os restantes 4 módulos do curso, podendo este último pagamento ser feito em 9 mensalidades de 95 Euros cada. A estes valores acrescenta IVA à taxa legal, excepto se o curso for frequentado em regime de terapia de grupo. No preço total do curso estão incluidos um Cd e um Manual Ilustrado.


Asas e Raizes.Rua das Flores, 57 2º4050-265 PortoTelef./Fax.: 222 059 584email: asas@asaseraizes.ptsite: www.asaseraizes.pt

Sem comentários: