sexta-feira, 18 de maio de 2007

Leitura e Escrita e Competências Numéricas

No próximo dia 9 de Junho, realiza-se em parceria com a APADIJ e a Câmara Municipal de Castro Verde, a reunião "Dificuldades de leitura e escrita e promoção das competências numéricas", no anfiteatro do Fórum Municipal de Castro Verde.

A reunião sobre Dificuldades de Leitura e Escrita e Promoção das Competências Numéricas que se irá realizar em Castro Verde pretende iniciar um ciclo de formação dedicado às Dificuldades de Aprendizagem e Perturbações do Desenvolvimento. Esta primeira reunião tem como tema as Dificuldades de Leitura e Escrita em crianças sem Perturbações do Desenvolvimento, como podem ser rastreadas e identificadas e qual a intervenção mais adequada tendo em consideração o desenvolvimento infantil e as exigências académicas.

O outro tema de especial interesse, é o do papel do desenvolvimento da linguagem, nomeadamente, da compreensão e domínio de conceitos abstractos e do estilo de aprendizagem da criança na aquisição e desenvolvimento das competências numéricas. Ainda nesta área será apresentado o Programa de Promoção das Competências Numéricas que tem como objectivo tornar a linguagem matemática compreensível e acessível e os conceitos concretos, permitindo que as crianças tenham acesso ao padrão das relações numéricas.

Dificuldades de Leitura e Escrita
- Diagnóstico e intervenção nas dificuldades de leitura e escrita- Diagnóstico/ Intervenção Precoce
- Dificuldades na leitura
- Dificuldades na escrita
- Dificuldades na produção oral e escrita

Promover as Competências Numéricas
- Conhecimentos matemáticos informais
- Linguagem matemática (compreender e utilizar)
- Compreensão instrumental versus relacional
- Construção do conhecimento matemático
- Influências emocionais na aprendizagem
- Inteligências múltiplas e estilos de aprendizagem
- Programa para Promover as Competências Numéricas em pensadores concretos e visuais
- As fichas de actividade “O Bicho da Conta”
- Software “Os Números da Mimocas”


As inscrições deverão ser formalizadas a partir do sitio em www.nasturtium.com.pt.
Para mais informações, consulte a página da reunião em http://www.nasturtium.com.pt/detalhes_f.php?id=19 ou peça mais informações através do email geral@nasturtium.com.pt ou pelo 960016880.

Sem comentários: